Translate

sábado, 1 de dezembro de 2012

Receitas Uruguaias





EMPANADAS


Massa:


 500 ml de água
 1 colher e meia de sal
 50 ml de banha de porco
 1 Kg de farinha de trigo

Modo de fazer:

 Aquecer a água e misturá-la com o sal e a banha de porco. Após estar bem misturada, ir agregando a farinha até formar uma bola de massa. Polvilhar com a farinha aos poucos a té que a massa não a absorva mais.Utilizar um rolo para deixá-la numa espessura de cerca de 4 mm. Cortá-la em discos de 10 cm de diâmetro e envolvê-las em filme plástico e deixar descansar por no mínimo uma hora.
Para fazê-las pegue um disco, coloque o recheio no centro. Molhe com água a borda da massa e feche os discos com o recheio, selando-as com um garfo ou enrolando as bordas.

Sugestão de recheio:

 Carne:
  400 gramas de carne moída 
  Sal 
  Pimenta preta a gosto
  Azeitonas
  2 cebolas picadas finamente
  2 ovos cozidos
  100 gramas de manteiga sem sal

 Colocar a manteiga para derreter, logo em seguida colocar a carne apenas para selá-la e retirar. utilizar esta panela da fritura, adicionar manteiga e a cebola. Quando ficar transparente retire, misture com a carne, sal, a pimenta as azeitonas e os ovos. Deixe esfriar. Após recheie as empanadas. 

Outros recheios:

 Presunto e queijo
 Strogonoff
 Galinha








MATAMBRE AO LEITE

1 matambre de boa qualidade e grosso
sal 
pimenta preta
1 molho de salsa 
Cebolinha verde 
Leite o quanto baste

 Modo de fazer:
 Tempere o matambre com o sal, a pimenta, a cebolinha e a salsa bem picadas. Coloque numa forma e cubra-o completamente com o leite. Guarde na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte aqueça o forno em 180º, coloque o matambre sempre cuidando para não secar o leite. Cozinhe no forno por cerca de 2 horas até dourá-lo. Retire-o e sirva com uma salada verde.



CHIMICHURRI


1 xícara de água

1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de salsa picada
3 colheres de sopa de orégano
1 cabeça de alho picada finamente
Meia colher de chá de pimenta preta moída
2 pimentas dedo de moça picadas sem sementes
1 xícara de azeite
Meia xícara de vinagre de vinho tinto



Modo de fazer:



 Fazer uma salmoura com o sal em água morna até dissolver bem, deixar esfriar e reservar. Misturar todos os ingredientes com o azeite, misturando com o  vinagre e depois por último a salmoura. Sempre ficar mexendo durante a mistura. Colocar num pote com tampa e colocar na geladeira por no mínimo 24 hs para que o chimichurri pegue corpo e sabor. 


 SALSA CARUSO 

 Molho para massas, ideal com capeletes e sorrentinos. Considerada um patrimônio gastronômico do Uruguay pela "Asociación Uruguaya de Gastronomia".Pode ser estranho pensarmos em massas com molho,na terra do "Gaucho", porém a influência italiana nos países do "Prata" é riquíssima.Este molho foi inventado no início do século, em Montevideo, para homenagear o cantor de ópera italiano Enrico Caruso (1873-1921)em visita a esta cidade.

Meia xícara de champignons
Meia xícara de manteiga sem sal
1 xícara de nata
1 xícara de leite
2 colheres de farinha
1 tablete de caldo de carne
200 gramas de presunto picado
100 gramas de queijo ralado

Modo de fazer:

 Dissolva o caldo de carne no leite morno e reserve. Derreter a manteiga e dourar os champignons mexendo lentamente e agregar aos poucos as 2 colheres de farinha. Sucessivamente coloque o leite com o caldo de carne e a nata, sempre mexendo o cozimento até engrossar um pouco. No final coloque o presunto picado e o queijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário